Convidativa e animada, Feira do Livro aguarda a sua visita
Até 15 de agosto, o Largo do Passeio Alegre acolhe mais uma edição da Feira do Livro. A abertura do certame, na tarde do passado sábado, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que deu as boas vindas a todos os participantes.
Todos os dias, das 16h00 às 24h00, as livrarias deixam de ter paredes e passam a ser ao ar livre, com o mar poveiro como pano de fundo para a leitura, sempre acompanhada de muita animação, música e teatro para os mais novos. O feriado de 15 de agosto será a exceção, com abertura agendada para duas horas mais cedo, às 14h00.
Depois de um fim-de-semana preenchido de iniciativas para todas as idades, a animação regressa amanhã, dia 30, às 16h30, com uma oficina infantil por Paulo Moça, “Coroa de Índio”. A cantora e compositora brasileira Viccky, nascida no Rio de Janeiro, sobe ao palco às 18h00, com um repertório de músicas da sua autoria e compositores consagrados do pop rock nacional e internacional. Seguir-se-á a apresentação do livro “Bonis Avibus”, de Manuel Meira Fernandes, às 22h00.
Os contos infantis regressam à Feira do Livro no dia 31, às 16h30, com “Eu é que conto”, a anteceder nova atuação de Viccky, às 18h00. Ana Paula Mateus apresenta a obra “Toda a água que nos une”, às 22h00. Vencedor do Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha/Correntes d´Escritas 2019, este livro conta a história de um amor improvável entre um pianista e uma escritora na cidade onde é bom viver, a Póvoa de Varzim.
Agosto principia com dois espetáculos musicais no dia 1. A carioca Viccky regressa às 18h00 e a banda The Cover Van irá animar a noite poveira, a partir das 22h00, com o seu projeto musical de interpretação muito própria dos clássicos intemporais, em formato acústico.
O dia 2 de agosto acolhe o regresso de “Entre Pontos e Contos”, de Cláudia Pinheiro, às 16h30, com a autora a interpretar os tecidos, as texturas e as cores com uma divertida história criativa feita a pensar nos mais novos. A partir do mundo das histórias infantis, Cláudia Pinheiro dá origem a diversas personagens e cenários feitos em tecido (tapetes, aventais e sacos), que ajudam o contador a estabelecer um ambiente propício à interpretação do conto infantil. Ao final da tarde, às 18h00, e inicio da noite, às 22h00, é chegada a vez de deixar o Largo do Passeio Alegre rendido com nova abordagem pouco convencional, desta feita de Paulo Vatayan.
O fim de semana de 3 e 4 de agosto recebe a oficina infantil “Tambor de Mão”, de Paulo Moça, no sábado, às 16h30, e às 18h00, terá lugar a apresentação do livro “Janela Indiscreta, o que dizem as estrelas” de Mário Augusto; uma sessão de autógrafos com o escritor, ilustrador, cineasta e músico Afonso Cruz, às 18h00 de domingo e o grande concerto da banda do qual o mesmo faz parte, os The Soaked Lamb, a partir das 22h00.
A oficina infantil “Boneco com Meia” dará colorido ao dia 5, às 16h30 e Sérgio Mirra será o cabeça de cartaz do dia 6, às 18h00 e às 22h00, com o melhor da música tradicional portuguesa.
O teatro infantil está agendado para o dia 7, às 16h30, com a chegada de Dorothy, de Totó, do Espantalho, do Homem de Lata e do Leão Medroso à Póvoa de Varzim, numa recriação do intemporal “Feiticeiro de OZ”, produzida pelo Teatro da Lua. Ao teatro, seguir-se-á a música, às 18h00, a cargo dos vilacondenses Town & Country.
“A Chiclateira”, uma criação única e original da Encerrado para Obras, promete animar o Largo do Passeio Alegre, no dia 8, às 17h00 e às 22h00, com a sua orquestra sobre rodas, equipada com instrumentos de percussão criados a partir de objetos reciclados, como tachos, almotolias, baldes e tubos. O projeto é composto por Cláudia Santos, cantora e percussionista e David Cruz, multi-instrumentalista e compositor.
O dia 9, sexta-feira, os EZ Sub irão transformar o público em ator e performer, numa animação de rua marcada para as 17h00 e 22h00. Num cenário urbano, um submarino funciona como experiência sensorial inovadora, uma máquina cénica de grande formato capaz de transportar os transeuntes para uma realidade alternativa. Haverá ainda poesia e música com Aurelino Costa, acompanhado por Benedita Stingl, Aurora Gaia, Côta Seixas e um músico convidado, a partir das 18h00. Uma sessão a não perder, com a marca sempre especial e surpreendente do prestigiado poeta, diseur e advogado poveiro.
O fim de semana de 10 e 11 de agosto terá um pouco de tudo. No sábado, André Rodrigues apresenta o livro “Números que contam histórias”, às 18h30. No domingo, Mário João Alves apresenta a obra “A Orquestra da Baleia”, às 18h00. O livro surgiu a partir de uma encomenda da Orquestra Clássica do Centro e visa celebrar a estreita relação entre a instituição e Cabo Verde, seguindo a epopeia marítima de uma orquestra em digressão. O fim de semana termina com o grande concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, às 22h00.
Paulo Moça termina a sua participação na Feira do Livro com as oficinas “Casa de Passarinho de Papel” (16h30, de dia 12) e “Organizadores com Rolo de Papel” (16h30, de dia 13). Viccky volta ao palco nos dias 13 e 14, sempre às 18h00, a anteceder a apresentação do livro “O Espada a Rasto”, de António Assunção, às 22h00 de dia 13 e o concerto dos Littleband, às 22h00 de dia 14. “O Espada a Rasto” retrata a fantasiosa personificação criada pelo povo ao incógnito oficial, Alferes de Cavalaria, que depois de desaparecido e, talvez morto, continuou a preencher de temor a imaginação de sucessivas gerações das gentes de Santo Tirso. Os Littleband colocam um ponto final na edição 2019 da Feira do Livro com a interpretação de temas suaves e agradáveis ao ouvido, deambulando por sons de jazz, bossa nova e blues que prometem deslumbrar poveiros e visitantes.
A Câmara Municipal deseja-lhe boas leituras nestas três semanas recheadas de animação no Largo do Passeio Alegre. Consulte o programa aqui.